• Unidade mais
    próxima de você:

  • Av. Pastor César Dacorso Filho, 520
    Vila Mury - Edifício Dubai

  • Televendas
    (24) 3345-0002

  • Atendimento
    atendimento@zamix.com.br

  • Unidade mais próxima

  • Avenida Paulo de Frontin, 590 Térreo
    Edifício Plaza / Aterrado

  • Televendas
    (24) 3345-0002

  • Atendimento
    atendimento@zamix.com.br

BLOG

08/02/2019

Confira os principais cuidados que devemos ter com as crianças e as redes sociais

Cada vez mais crianças e jovens utilizam a internet e principalmente as redes sociais, por isso os pais devem estar sempre passando para os seus filhos os benefícios e os cuidados que eles precisam ter ao utilizar as redes sociais.

 

A internet é uma grande fonte de entretenimento e conhecimento, e atualmente indispensável para muitas pessoas. Porém, também existem riscos que as crianças podem enfrentar que são altamente preocupantes.

 

As crianças, em muitas ocasiões relacionadas ao mundo digital não sabem as consequências que as suas ações podem causar. Os pais precisam estar sempre por perto para aconselhar e explicar sobre as regras e os cuidados necessários nesse ambiente.

 

Pensando nisso, resolvemos mostrar os cuidados que você deve tomar com os seus filhos ao usarem redes sociais e algumas precauções que devem ser tomadas para evitar perigos. Confira abaixo! 

 

Cuidados que devemos tomar com crianças na Internet

 

- Cuidado com as informações pessoais

 

A maioria das redes sociais pedem muitas informações pessoais, então é muito importante ter esse controle com o seu filho e não permitir que ele coloque informações como o número de telefone, endereço da casa, escola ou qualquer lugar que ele frequente.

 

- Não fale com estranhos

 

Um dos primeiros ensinamentos que são passados para as crianças é o de não falar com estranhos. Na internet, isso não é diferente.

 

Procure explicar que na internet é muito fácil as pessoas se passarem por quem elas não são de verdade, por isso só se deve aceitar a solicitação de amizade de pessoas que ele realmente conheça. A suposta proteção que acham que existe por estarem atrás da tela, não é real, então é importante deixar bem claro para as crianças e estar sempre acompanhando essa interação.

 

Outra coisa que exige atenção são fotos e chamadas de vídeos. Não permita que ele envie fotos ou ligue a webcam com pessoas desconhecidas.

 

- Acompanhe as amizades de seus filhos

 

As melhores formas de evitar problemas com os seus filhos e as redes sociais são conversar, explicar e esclarecer todas as dúvidas. Procure sempre conversar com ele sobre as pessoas que eles mantem contato nas redes sociais e os sites que ele visita.

 

- Exibição ou realidade?

 

Nas redes sociais é comum vermos vidas perfeitas, com festas fantásticas, férias espetaculares, declarações amorosas como se o relacionamento fosse perfeito, o que faz parecer que não acontece nada de errado na vida daquelas pessoas.

 

Mas, isso não é realidade, e é muito importante que os pais expliquem isso para os seus filhos, que a vida de ninguém é perfeita. Coisas materiais, dinheiro, fama, seguidores não faz com que a vida de ninguém seja sempre maravilhosa e sem defeitos, e que aquilo a maioria das vezes é fingimento.

 

- Ensine seu filho a pensar antes de publicar algo

 

Uma boa dica é incentivar aos seus filhos a fazerem perguntas e pensar antes de publicar qualquer coisa. Questionarem se aquilo que eles vão compartilhar é verdade, se vai causar danos ou ofender alguém. E, só depois de fazer todos esses questionamentos ele considerar pertinente, então compartilhe.

 

- As redes sociais não substituem o contato físico

 

É importante mostrar para eles que nada substitui estar com as pessoas que gostamos, encontrar com elas, abraça-las, rir, conversar, brincar.

 

Precauções

 

Além dos cuidados que foram citados acima, existem algumas precauções que os pais devem tomar para que os seus filhos possam fazer o uso adequado das redes sociais com mais segurança:

 

- Procure conhecer as opções de privacidade das redes sociais que o seu filho usa, dessa forma será menos provável ele entrar em contato com desconhecidos;

 

- Restrinja o que cada pessoa pode acessar do perfil;

 

- Tenha conhecimento de quais redes sociais o seu filho faz uso, para orienta-lo dos perigos que elas podem oferecer;

 

- Tenha cuidado com quais sites o seu filho frequenta e procure sempre acompanhar para evitar perigos;

 

- Deixe o computador usado pelo seu filho em local público da casa, pois dessa forma, mesmo à distância, é possível observar o que estão fazendo;

 

- Mantenha seus filhos conscientes dos riscos envolvidos no uso das redes sociais.

 

Navegar na internet também tem as suas normas, apesar de parecer um lugar onde tudo é possível. É muito importante orientar o seu filho sobre os cuidados que devem ser tomados ao utilizar as redes sociais, e explicar que as regras devem ser respeitadas. Agora que você já tem algumas dicas e sabe algumas precauções que devem ser tomadas, aplique na sua casa e se sinta mais confortável com o seu filho navegando na internet.